Aracaju, 5 de maio de 2025
Search

Docente da Unit é única representante de Sergipe em premiação da 3M

WhatsApp Image 2023-02-06 at 11.32.22 (1)

A premiação reconhece 25 pesquisadoras da América Latina em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Patrícia Severino representa Sergipe.

Celebrado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Em comemoração a essa data, a empresa 3M do Brasil anunciou, no último dia 10, as vencedoras do projeto “25 Mulheres na Ciência América Latina – 3ª edição”.

Dentre as selecionadas, oito são brasileiras. Contemplando Sergipe está a professora da Universidade Tiradentes (Unit) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), doutora Patrícia Severino. “Eu atribuo esse reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo junto com os discentes de graduação e pós-graduação e aos parceiros nacionais e internacionais. Esse reconhecimento é nosso”, considera.

A pesquisadora desenvolveu estudos sobre um curativo polimérico em bicamada com liberação rápida de anestésico e controlada de antibiótico nanoparticulado para controle imediato da dor, cicatrização e atividade antimicrobiana para lesões crônicas infectadas. “O projeto submetido ‘Membrana em Bicamada com Liberação Rápida de Anestésico e Controlada de Antibiótico Nanoparticulado’, foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Unit, pelo doutorado da enfermeira Daniele Martins de Lima Oliveira, em parceria com alunos de iniciação científica, pesquisadores e professores”, explica Patrícia Severino.

Em reconhecimento à Patrícia Severino e demais selecionadas, a 3M publicará seus projetos no livro e e-book “25 Mulheres na Ciência 2023”, incluindo uma ilustração inédita desenvolvida para cada cientista e seu projeto.

Para se ter ideia da relevância dessa data para o âmbito científico, de acordo com a UNESCO, em todo o mundo, as mulheres representam cerca de 35% do universo de alunos que buscam o ensino superior em STEM (em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e são menos de 30% entre os pesquisadores científicos. No Brasil, segundo dados recentes consolidados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres representam 54% dos estudantes de doutorado no Brasil, o que significa um aumento de 10% nas últimas duas décadas.

“Vale salientar a desigualdade de gênero na academia brasileira. Segundo dados do CNPq, em 2022, somente 36% das bolsas (em média) foram concedidas às mulheres, sendo que esse valor tende a reduzir com o aumento dos níveis. Espero que a minha história possa inspirar meninas e mulheres a buscarem seus objetivos profissionais”, completa Patrícia Severino. “Espero que minha história e das minhas alunas sirvam de exemplo para que as futuras gerações acreditem que a ciência é a ferramenta de transformação social e econômica de um país”, finaliza.

Sobre a premiada

Graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba; mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez um pós-doutorado. Concluiu outro pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard e atuou ativamente para ativação do Tiradentes Institute, centro de estudos da Universidade Tiradentes, localizado na Universidade de Massachusetts (UMass), em Boston, nos Estados Unidos.

Recentemente, Patrícia Severino foi contemplada com bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria 1B. Anualmente, o órgão renova a concessão de bolsas no Brasil inteiro.

Depois de ser listada pelo terceiro ano consecutivo como uma das pesquisadoras mais influentes do mundo, a farmacêutica e docente da Universidade Tiradentes, doutora Patrícia Severino garantiu mais uma conquista para o seu currículo: representou o Brasil no Programa promovido pela Fundação Carolina, em parceria com o governo de Andaluzia.

Durante a pandemia, ela se juntou a cientistas de vários países para desenvolver soluções para combater o coronavírus, como a criação de máscaras e respiradores a partir de materiais de baixo custo e biodegradáveis.

Projeto 3M

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento ao protagonismo das mulheres latino-americanas no desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos que visam impactar as comunidades e regiões nas quais estão inseridas, inspirando crianças, jovens e mulheres a estudarem as disciplinas STEM (em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), áreas historicamente dominadas pelos homens.

Asscom Unit

Leia também