Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Encontro reunirá gestores com representantes do setor produtivo

transferir

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Superintendência Executiva e do Serviço de Educação Profissional do Departamento de Educação, realizará na próxima sexta-feira, 29, um encontro de gestores escolares do Centro-Sul Sergipano com representantes do setor produtivo. O evento acontecerá na Faculdade Ages, no município de Lagarto, às 9h, e contará com o apoio e parceria do Itaú Educação e Trabalho, Instituto Natura e Peers. A abertura será feita pelo superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana.

O encontro tem como objetivo construir a Política Estadual de Educação Profissional para a região do Centro-Sul Sergipano, favorecendo o primeiro estágio, as visitas técnicas e a empregabilidade. Na reunião estarão presentes os diretores de escolas, empresários locais, instituições do Sistema S e instituições do ensino superior. O primeiro encontro aconteceu em Aracaju, e a ação se estenderá a todos os territórios sergipanos, como forma de alicerçar parcerias entre a Educação Profissional e Tecnológica, e o setor produtivo.

Buscando ampliar o alcance aos representantes locais dos setores produtivos de cada região, e assim incrementar o envolvimento deles junto às discussões da EPT de Sergipe, a Seduc promoverá também novos encontros específicos para cada realidade regional, levando essa ação a todas as diretorias regionais de educação (DREs). O intuito será o de estreitar relações entre a educação profissional pública estadual e o setor produtivo, promover momentos para reflexão sobre como a EPT pode ser uma alavanca para impulsionar a educação e a economia de Sergipe, e de iniciar debates sobre os caminhos que as entidades do setor produtivo enxergam para contribuição dentro do processo formativo da mão de obra técnica e profissional do estado, potencializando cada vez mais a formação dos estudantes e, consequentemente, o impacto positivo desta nos diversos setores da sociedade.

De acordo com o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, “desde julho do ano passado a rede estadual de ensino vem trabalhando na implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe, que tem como objetivos otimizar e ampliar a oferta da educação profissional da rede, promover a inclusão produtiva de jovens e contribuir para o  desenvolvimento econômico do estado, possibilitando estágios, visitas técnicas, estudos para elaboração e oferta de novos cursos, bem como empregabilidade para os estudantes”.

A diretora do Serviço de Educação Profissional (SEPRO/DED), Rivânia Andrade, destaca que “dando continuidade aos nossos encontros da educação pública profissional com todos os envolvidos no setor produtivo, nós estamos dando o primeiro passo para o evento nas diversas diretorias regionais de educação. A importância dessa iniciativa é a promoção do fortalecimento e a implantação da Política Estadual da Educação Profissional”.

Em dezembro de 2021, um primeiro passo já foi dado nessa direção, através do evento “Encontro do Setor Produtivo com a Educação Pública, Profissional e Tecnológica de Sergipe”, realizado nas dependências do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, que envolveu associações, cooperativas, empresas, fundações e federações de Sergipe, especialmente das redondezas de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, em um processo colaborativo para discussões acerca da expansão e aprimoramento da EPT.

Programação

A abertura do evento será feita pelo superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo Santana, e contará com a participação da diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima; da diretora da DRE 2, Daniela Silva, entre outros convidados. Durante o encontro, a coordenadora do Sepro, Rivânia Andrade, falará sobre a Visão geral da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Sergipe. Haverá ainda uma palestra sobre “o tema “Potencial Econômico da região Centro-Sul”, ministrada por Michelle Doria, gerente de estudo e pesquisa do Observatório de Sergipe.

Outra palestra será ministrada pela professora Dayana Soares Mariano, coordenadora do Grupo de Trabalho Setor Produtivo, sobre o tema “Importância da aproximação com o setor produtivo”. Ainda durante o evento será realizada uma Roda de Conversa com os parceiros, mediada pelo superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo Santana.

EPT na rede estadual

A rede estadual de Sergipe conta com 19 escolas que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e mais 13 outras escolas parceiras, atendendo a cerca de cinco mil alunos matriculados no ano letivo de 2022, em 20 cursos técnicos atuando em 12 eixos tecnológicos do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, e diferentes níveis e modalidades. Os cursos técnicos são distribuídos da seguinte forma: integrada ao Ensino Médio; integrada à Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio (EJAEM); integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI); Técnico na forma concomitante e Técnico na forma subsequente, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Dentre as opções de cursos técnicos estão Hospedagem, Nutrição, Manutenção e suporte em informática, Administração, Segurança no trabalho, Mecânica, Automação, Agropecuária, Agroindústria, Técnico em comércio, Agente comunitário de saúde, Agronegócio, Rede de computadores, Alimentos, Canto, Instrumento musical, Formação inicial para músico de banda, músico de orquestra, oficinas de musicalização, além de curso de operador de caixa, de recursos humanos, auxiliar administrativo, e conjunto de cursos FIC eixo administrativo e agropecuária, e enfermagem.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Leia também