Aracaju, 9 de agosto de 2025
Search

Escola de capoeira em Pacatuba recebe ação de educação ambiental

slide_70c5f4bccfa86838081b0fd2dcf1d28b

As crianças da Escola de Capoeira Angola, no povoado Ponta do Mangue, em Pacatuba, município do baixo São Francisco, receberam uma formação sobre sustentabilidade e ecocidadania de forma lúdica e participativa nesta quarta-feira, 16. As atividades fizeram parte do ‘Programa Dialogar’, iniciativa do Governo do Estado realizada por meio Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). A programação desta edição, realizada em parceria com o Projeto Tamar, contou com apresentação teatral ‘Guardiões do Meio Ambiente’, presença da Unidade Móvel de Educação Ambiental, distribuição de mudas e de revistas educativas para colorir.

Para o pesquisador e idealizador da Escola de Capoeira Angola em Ponta dos Mangues, Ederson Luiz da Fonseca, a ação foi uma oportunidade de unir o conhecimento das crianças sobre as espécies endêmicas do estado. “Além do teatro e das demais atividades, o ‘Dialogar’ trouxe o mascote Guigó, que faz referência a uma das espécies de macaco endêmicas aqui, de Sergipe. É uma parceria importante unir os bichos do mar, como as tartarugas marinhas, aos bichos da terra”, ressaltou ele.

A gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, destacou a importância do programa. “É ver a prática do que a gente está construindo por meio dos nossos processos e estudos, compreendendo a educação ambiental como uma atividade enraizadora, que deve chegar às comunidades. E é por isso que eu fico feliz, acredito que saindo do nosso gabinete, estando nas comunidades, é que realmente fazemos a diferença”, refletiu.

E o resultado das ações é a empolgação das crianças com o envolvimento em práticas de preservação ambiental. “Amei a peça, virei uma guardiã do meio ambiente”, garantiu Geovana Luzia. E a sua amiga, Inaê Vieira, completou: “Vamos proteger Ponta do Mangue”.

Programa

O ‘Dialogar’ foi pensado para percorrer os 75 municípios do estado levando educação socioambiental e criando espaços de diálogo sobre o meio ambiente, estimulando a consciência ecológica e promovendo hábitos sustentáveis. A proposta é incentivar práticas como o plantio de árvores, a preservação das áreas verdes e a redução de resíduos por meio da coleta seletiva, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável em Sergipe.

Outras edições do Dialogar já aconteceram em diferentes regiões do estado e contaram com parcerias com entidades privadas e órgãos públicos. A última edição aconteceu em Pirambu, no dia 9 de julho, no Clubinho das Tartarugas, também do Projeto Tamar, e envolveu crianças e famílias da região com atividades lúdicas, sensibilizando crianças, jovens e adultos sobre os desafios das mudanças climáticas, o uso consciente dos recursos naturais e a importância da preservação ambiental.

Foto: Ascom/Semac

Leia também