No município sergipano de Simão Dias, distante 7km da cidade baiana de Paripiranga, a família de Gicelma e Leandro não imaginava que o sonho de reformar a casa iria virar realidade. É que os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ages, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, construíram uma cozinha e um banheiro no imóvel da família de quatro pessoas.
Os donos do imóvel foram selecionados pelo projeto de extensão do Escritório Modelo, que reúne alunos de Arquitetura para oferecer assistência técnica à população de baixa renda, transformando imóveis em ambientes adequados para as pessoas viverem. A família da dona de casa foi a primeira contemplada com a reforma.
Após uma visita para doação de mantimentos, foi detectada a necessidade de um banheiro, mas a equipe também resolveu construir uma cozinha devido à carência encontrada.
“A Ages tem o projeto Escritório Modelo, que realiza atividades para atender a comunidade e, além disso, promover a experiência profissional para os alunos. Assim chegaram até a casa de Leandro e Gicelma”, contou a coordenadora do curso, professora Andrea Fontes.
O trabalho durou cerca de dois meses e toda a verba, mão-de-obra e os materiais utilizados na construção foram angariados pelos alunos por meio de parcerias e doações. “A planta foi elaborada pelos alunos e para a construção dos cômodos nós fomos em busca de parceiros na área de construção civil e também conseguimos a mão de obra para a execução do projeto”, contou a docente Waleska Diniz, responsável pelo projeto.
Para a dona de casa Gicelma de Jesus, não existe alegria maior do que ver sua casa com mais dignidade para abrigar sua família. “Só tenho a agradecer aos alunos da Ages por darem esse conforto para a minha família, foi uma ótima ajuda, pois não eu não trabalho, apenas meu marido, e a gente não teria condições de fazer essas reformas”, agradeceu.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.
A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais. Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.
Foto assessoria
Por Grecy Andrade/ Gisele Almeida