Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

Festa do Jegue em Itabi torna-se Bem de Interesse Cultural de Sergipe

image0

A partir desta quarta-feira, 26, a Festa do Jegue, realizada anualmente no município de Itabi transforma-se em ‘Bem de Interesse Cultural’ de Sergipe. A nova classificação do evento foi possível graças a um projeto de lei de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.

Realizado todos os anos no mês de setembro, o evento atrai turistas de várias regiões do Brasil. Neste período, a cidade de Itabi vira um palco de grandes atrações, com cavalgada, corrida de jogues, de cavalos, de argola, vaquejada, competição de motocross, além do concurso de jegues fantasiados e shows com artistas locais e nacionais.

Em 2023, o evento completa 44 anos de tradição, tendo o jegue como atração principal da festa. O bicho participa de concurso de fantasias e de disputas de corrida. Dessa forma, o reconhecimento da festa como ‘Bem de Interesse de Cultural’ Sergipe valoriza a identidade nordestina, segundo Neto Batalha.

“O povo do nordeste tem identidade e cultura próprias. O jegue faz parte do cotidiano dessa gente que o utiliza para ajudar no transporte das suas mercadorias. Porém, em setembro o animal vira protagonista de um dos eventos mais aguardados do Nordeste, todos bem cuidados diga-se de passagem”, comentou o autor do projeto, que a partir desta quarta-feira virou lei.

Fonte e foto assessoria

Leia também