Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

Governo Federal e Prefeitura de Socorro, entregarão as mil casas

transferir

Com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, o Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Socorro, irá entregar, na próxima terça-feira, 12, às 10 horas, as 1.000 (mil) unidades habitacionais, que foram construídas na sede do município de Nossa Senhora do Socorro, por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, faixa 1. Os dois conjuntos habitacionais foram nomeados como Vila Formosa I e Cidade das Flores I, sendo cada um composto por 500 residências.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, a entrega das chaves, por parte da construtora, ocorrerá logo após a cerimônia oficial de entrega do empreendimento. Feito isso, os moradores já poderão ter acesso às suas casas. Durante a semana, os contemplados assinaram as três vias do contrato com a Caixa Econômica Federal e, consequentemente, já puderam solicitar a ligação da energia e da água. A Energisa fornece um prazo de até sete dias úteis para a ligação, já a Deso são de até cinco dias úteis.

De acordo com o prefeito Padre Inaldo, a chegada das casas faz referência à política habitacional almejada no seu plano de governo. “Socorro é uma cidade grande e de realidades muito distintas. Temos uma parcela da população mais carente, que até então não possuía a casa própria. Com os esforços da administração municipal conseguimos trazer essas unidades e nos comprometemos a garantir os direitos dessas pessoas porque não é simplesmente construir e entregar, é dar condições e suporte às famílias com saúde, lazer e assistência, por exemplo”, declarou.

O gestor municipal ainda relatou as dificuldades encontradas durante o processo. “Nos debruçamos para realizar tudo que ficou à cargo da Prefeitura, para que conseguíssemos entregar no tempo almejado, mas fomos pegos de surpresa pela pandemia que afetou todos os setores, inclusive a construção civil. Tivemos esse atraso, mas graças a Deus conseguimos finalizar a construção e todo o processo burocrático. Agora chegou o grande momento de realizar o sonho da casa própria para mil famílias”, explicou Padre Inaldo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para que a cerimônia ocorra de forma organizada e segura para os contemplados, a SMAS irá mobilizar servidores municipais para instruir os moradores e colaborar com a logística de entrega.

Para atender, de forma inicial os moradores, foi construída uma quadra de lazer, que já estava incluso no projeto das mil casas, e campo de futebol, erguido pela Prefeitura. Segundo Padre Inaldo, a Prefeitura de Socorro planeja construir outros equipamentos públicos para atender a população local.

Relembre

O sorteio das mil casas, realizado em março de 2019, no Ginásio do Sesi, foi aberto ao público e transmitido ao vivo pelas plataformas da Prefeitura, de forma a garantir transparência à população. Os critérios para contemplação foram estabelecidos pelas portarias do Ministério das Cidades. Dentro dos beneficiados estão idosos, pessoas com deficiência e famílias de que façam parte portadores de microcefalia.

Após a primeira etapa, os sorteados apresentaram os documentos comprovando as informações inseridas no ato de inscrição, em site criado exclusivamente para o processo. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Assistência Social (SMAS), intermediou todo o processo junto à Caixa Econômica Federal.

Dentre as ações, também foram  realizadas convocações para apresentação dos documentos, sorteio da localização dos imóveis de cada contemplado, realizado por um sistema digital, altamente seguro e auditável, e a vistoria dos imóveis.

Fonte e foto assessoria

Leia também