Aracaju, 2 de maio de 2024
Search

Imprensa Oficial de Sergipe completa 127 anos com muitas histórias

Digitalização

A Imprensa Oficial de Sergipe, completa 127 anos hoje, dia 24. Sua história se inicia a partir da Lei 106, de 5 de dezembro de 1894,  quando o presidente do Estado, Manoel Prisciliano de Oliveira Valladão vê a necessidade, no início da República, de publicizar oficialmente os atos da presidência. Essa lei deu a garantia de aquisição da tipografia, que daria início a impressão do Diário Oficial.

Tal Lei foi sancionada em 24 de agosto de 1895, porém, somente em 1º de setembro do mesmo ano, aconteceu a circulação do primeiro Diário Oficial de Sergipe, estava assim, criada a Imprensa Oficial sergipana. O jornal Gazeta de Sergipe anunciou o início da circulação do Diário Oficial, contando em detalhes sobre a festa de lançamento.

Mas o jornal não era como conhecemos hoje, por exemplo, só em 1919, o Brasão do Estado, criado pelo professor Brício Cardoso, passa a ser estampado nos periódicos, outra curiosidade é que o Diário apresentava notícias do contexto mundial, como é o caso dos textos sobre a Segunda Guerra Mundial, notícias do bando de Lampião, anúncios de cinema e de lojas, reproduzia ainda assuntos culturais e sociais.

O governador Lourival Batista, por meio de Decreto Lei 168, de 21 de outubro de 1969, transformou a Imprensa Oficial de Sergipe em empresa pública, que era vinculada à Secretaria da Justiça e Interior, com a denominação de Serviços Gráficos de Sergipe.

De acordo com o historiador Wallace Douglas, a criação da Imprensa Oficial, por Manoel Prisciliano de Oliveira Valladão, teve uma repercussão positiva, possibilitando a interlocução entre o governo e a sociedade, desde sua primeira edição, em 1895, até os dias de hoje. “Outro fato importante foi que além da interação houve a transparência de todos os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública do Estado para com a sociedade. Uma data que deve ser celebrada”, destaca o historiador.

Processo de Modernização

Considerando a necessidade de uma comunicação oficial mais acessível e acompanhando a evolução tecnológica, o Diário Oficial não é mais impresso e entra no mundo virtual. Em 21 de junho de 2012, por meio de um decreto assinado pelo ex- governador Marcelo Déda, o Diário Oficial começa a ser acessado por meio digital.

Para o presidente da Segrase, Francisco de Assis Dantas, “a criação da versão eletrônica democratizou o acesso ao Diário Oficial, pois popularizou e permitiu que todos o acessem de forma rápida, segura e gratuita”.

Por Cândida Oliveira

Leia também