O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) estabeleceu uma parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (SergipePrevidência) com o objetivo de oferecer atendimento personalizado aos beneficiários centenários assistidos por ambas as instituições.
Nataly Góis Santos, diretora de Controle e Cadastramento com os Beneficiários do Ipesaúde (Dircab), destaca que a parceria visa a assistência centrada no paciente, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar. “O cuidado humanizado tem sido o foco da autarquia e é contando com esse propósito que acolheremos esses centenários, por meio do nosso Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), que junto com a Dircab, ofertará prioridade e celeridade nas marcações de consultas e exames destes 22 beneficiários centenários ativos”, salienta.
Ela acrescenta que o principal objetivo da participação do Ipesaúde no projeto Centenários é aumentar a expectativa de vida, melhorar a saúde, reduzir as internações hospitalares e atender os beneficiários centenários dentro do conforto e carinho de seu lar. “Levaremos saúde e um cuidado mais humanizado para o domicílio dos beneficiários centenários”, afirma a diretora.
A coordenadora do PAD, Danielly Palmeira Dias, também destaca a importância do projeto e a satisfação da equipe em participar. “A população do estado de Sergipe e do país está envelhecendo, o que resulta no aumento expressivo a cada ano do número de idosos. Portanto, torna-se necessário olhar de forma humanizada para os beneficiários centenários, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e independência funcional para esses idosos”, explica.
Danielly acrescentou que, por meio da parceria com o SergipePrevidência, os beneficiários que residem em Aracaju e na Grande Aracaju receberão a visita da equipe, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. “O trabalho domiciliar avaliará o perfil de cada paciente e, caso seja recomendado, o paciente será encaminhado também para o Centro de Reabilitação. O objetivo desta ação é otimizar a qualidade de vida desses beneficiários centenários”, salienta.
A coordenadora do Projeto Centenários do SergipePrevidência, Itamara Araújo, afirma que o projeto Centenários representa um cuidado especial para os benefícios. “Um século de existência é uma data especial e merece ser comemorada. Até dezembro deste ano, o Governo do Estado terá 33 segurados centenários, entre cerca de 35 mil aposentados e pensionistas. O projeto visa homenagear os beneficiários centenários aniversariantes do mês, proporcionar acompanhamento de profissionais especializados para assim garantir o atendimento, promoção ao acesso à proteção e aos direitos sociais, fortalecendo os vínculos com a família e a sociedade de maneira diferenciada, domiciliar”, explica Itamara Araújo.
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, ressalta que a parceria com o SergipePrevidência será traduzida em benefícios tangíveis para os pacientes. “A indicação do home care (cuidados de saúde em casa) para um idoso com mais de 100 anos depende de diversos fatores, incluindo a saúde geral do paciente e as necessidades médicas específicas do paciente. Cada caso é tratado individualmente e atendendo às particularidades de cada um. Pacientes centenários muitas vezes têm várias condições médicas crônicas. O gerenciamento dessas condições, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, é fundamental para manter a saúde”, enfatiza.
Sobre o PAD
O Programa de Atenção Domiciliar (PAD) do Ipesaúde é uma iniciativa que busca acelerar a recuperação de pacientes em seu ambiente doméstico, em colaboração com uma equipe multidisciplinar e um cuidador designado pela família. Seu objetivo principal é humanizar o cuidado, melhorar a qualidade de vida do paciente e otimizar sua saúde, com foco em educação, promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde.
A missão do programa abrange a redução de riscos de doenças, planejamento de programas de saúde, melhoria na qualidade de vida dos beneficiários e atividades preventivas, desde a promoção da saúde até a recuperação de pacientes em suas casas.
Os valores do PAD incluem priorizar a vida, excelência no serviço, humanização do atendimento, equidade para beneficiários, respeito pelo ser humano e competência nos procedimentos. O programa passa por várias etapas, envolvendo avaliação multidisciplinar, discussão do quadro clínico, estabelecimento de metas terapêuticas, encaminhamento para médico assistente e realização de consultas com especialistas e exames.
A inclusão da família é enfatizada, com a responsabilidade do cuidador familiar por atividades diárias do paciente e treinamento pela equipe do PAD. Manter o paciente em condições de higiene é uma responsabilidade da família nesse contexto.
Fonte e foto assessoria