Em Itaporanga D’Ajuda, ITASIND e SINTESE organizam protesto na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, dia 10, a partir das 17h, antes da votação
O prefeito de Itaporanga D’Ajuda quer que os servidores públicos municipais peguem empréstimo no banco para receber salário. É o cúmulo do absurdo, mas é verdade e na semana passada, dia 5 de outubro, a proposta foi enviada à Câmara de Vereadores de Itaporanga D’Ajuda através do Projeto de Lei (PL 16/2023).
A proposta do prefeito Otávio Silveira Sobral é que os servidores façam o empréstimo no mês de outubro de 2023, recebam o valor em outubro, novembro e dezembro/2023 e paguem o empréstimo em 13 parcelas.
“Nos revolta ainda mais que, para confundir, o prefeito chama de ‘abono’ o que na verdade é um empréstimo. Ou seja, o prefeito não está fazendo nada pelos servidores, está agindo de má fé e confundindo a população por isso estamos juntos na luta pelos nossos direitos sem enganação de empréstimo”, afirmou o presidente do ITASIND Jemesson de Jesus Cruz, presidente do ITASIND e diretor da CUT/Sergipe (Central Única dos Trabalhadores).
A insatisfação geral dos servidores de Itaporanga D’Ajuda reuniu os trabalhadores do município em assembleia na manhã desta segunda-feira, dia 9 de outubro, no Auditório de Itaporanga D’Ajuda César Mandarino. O objetivo da assembleia foi discutir propostas dos trabalhadores para alteração do projeto de lei.
Nesta terça-feira, dia 10/10, às 10h da manhã vai ter reunião dos sindicatos com o representante do Ministério Público, no Fórum de Itaporanga D’Ajuda.
Diretora de Bases Municipais do SINTESE e diretora da CUT, Emanuela Pereira destacou que com esta proposta o prefeito foge de sua responsabilidade e afirmou que só a luta pode conquistar avanços.
“Uma das tarefas do gestor municipal eleito é pagar o salário dos servidores a partir da arrecadação do município. Por isso, a proposta de colocar o servidor para pegar empréstimo é tão absurda. Está causando confusão este projeto de lei. Por isso estamos explicando que o ‘abono’ divulgado é só para garantir o pagamento dos juros dos servidores que pegarem o empréstimo. Vamos explicar ao representante do Ministério Público o que os servidores estão tendo que enfrentar”, afirmou Emanuela.
No fim da tarde da terça dia 10, a partir das 17h, vai ter ato na porta da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda. A mobilização para o protesto está sendo construída pelo Itasind (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga D’Ajuda) e o SINTESE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe).
Foto assessoria
Por Iracema Corso