Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

ITPS FAZ APREENSÕES DURANTE FISCALIZAÇÃO DE ARTIGOS CARNAVALESCOS; TRÊS ESTABELECIMENTOS FORAM NOTIFICADOS

slide_66539d58e003500261cd796bffe01582

Após cinco dias de fiscalização, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificou e apreendeu artigos carnavalescos vendidos em lojas de Aracaju (SE). A ação resultou na fiscalização de mais de quatro mil itens, na apreensão de 16 produtos e na emissão de três notificações para estabelecimentos comerciais.

A gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Marleide Batista, explicou que, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, cerca de 4.550 produtos carnavalescos foram fiscalizados, em diversos pontos de venda na cidade. No entanto, com a intensificação das operações, foi identificada uma série de irregularidades, dentre elas a falta de etiquetas em fantasias e do selo do Inmetro em produtos como máscaras e brinquedos utilizados durante os festejos.

De acordo com a gerente, as falhas identificadas pelas equipes de fiscalização servem como alerta para a população sergipana. “Detectamos a ausência da etiqueta têxtil contendo as informações obrigatórias nas fantasias, bem como a ausência do selo do Inmetro e as informações essenciais nos brinquedos carnavalescos”, enfatizou.

Fantasias

A ausência da etiqueta têxtil, que deve conter a composição do tecido, instruções de lavagem, temperatura adequada e demais informações do fabricante, é uma preocupação do ITPS, além dos brinquedos, que devem conter o selo do Inmetro, principalmente quando destinado ao uso infantil. Essas informações não apenas garantem a qualidade do produto, mas também são importantes para evitar reações alérgicas e acidentes.

Marleide Batista ressalta a importância de os consumidores estarem atentos a esses detalhes ao adquirir produtos carnavalescos. “Brinquedos, a exemplo de luneta de pirata e a marreta de plástico, itens que compõem as fantasias carnavalescas, podem causar graves problemas, em casos de acidente de consumo, se não possuírem o selo do Inmetro”, enfatizou.

Dúvidas e denúncias

Se o consumidor desconfiar de um produto ou encontrar irregularidades em algum item, pode recorrer ao ITPS, por intermédio da ouvidoria do órgão, no telefone 79 3179-8055, ou no site www.itps.se.gov.br. O contato também pode ser feito de maneira presencial na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Foto: Gabriel Ribeiro

Leia também