Aracaju, 11 de maio de 2024
Search

ITPS fiscaliza e coleta colchões durante operação em fábricas

slide_441ec29d94315ed77c0c14a25d99a1f6

Ação ocorre também em municípios sergipanos

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realizou nesta segunda-feira, 11, uma operação em fábricas de colchões e colchonetes de espuma flexível, no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Até o momento, foram coletados dez colchões, que serão testados pelo Inmetro.

Desde a última sexta-feira, 8, os agentes fiscais do ITPS percorrem municípios sergipanos, incluindo Nossa Senhora da Glória, no alto sertão, e Ribeirópolis e Itabaiana, ambos no agreste, coletando amostras de colchões em fábricas locais. A ação visa garantir que os produtos atendam aos requisitos do Inmetro, assegurando qualidade aos consumidores.

A operação, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), busca coibir a produção e comercialização de itens que não estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador. Empresas em situação irregular serão notificadas e estão sujeitas a multas, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Segundo a gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, o consumidor, ao adquirir um colchão ou colchonete, deve estar atento ao selo de identificação do Inmetro, que certifica que o produto passou por rigorosos testes em laboratório. “A certificação assegura que o produto possui a densidade correta, garantindo conforto e durabilidade. A obtenção da nota fiscal também é fundamental, pois comprova a regularidade da compra”, orienta.

“Os consumidores podem contribuir para a segurança de suas compras, verificando a conformidade dos produtos e denunciando eventuais irregularidades aos órgãos competentes. O ITPS permanece atento e dedicado a assegurar que os colchões e colchonetes disponíveis no mercado atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores”, alertou Maria Inêz de Almeida.

Denúncias

Para fazer uma denuncia no ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Foto: Gabriel Ribeiro

Leia também