Aracaju, 3 de maio de 2024
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Propriá: Mais de 3.700 atendimentos realizados no ‘Sergipe é aqui’

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População do município foi atendida com mais de cem ações e serviços disponibilizados pelo Governo de Sergipe

Mais de 3.700 atendimentos à população foram realizados na segunda edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Propriá, na região do baixo São Francisco sergipano, em 22 de março. Os mais de cem serviços disponibilizados pelo Governo do Estado foram ofertados por 27 secretarias e órgãos. A ação contou também com apoio de parceiros, como a Prefeitura de Propriá e o Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional de Sergipe (Senar/SE).

A próxima edição do Governo Itinerante já tem data marcada: próximo dia 14. Este será o 3º ‘Sergipe é aqui’ realizado e, desta vez, acontecerá no município de Porto da Folha, na região do alto sertão do estado, no Centro de Excelência Governador Lourival Batista. A iniciativa tem como proposta percorrer todos os 75 municípios sergipanos, descentralizando e ampliando a oferta dos serviços públicos à população.

Na edição em Propriá, 375 servidores atuaram para ofertar os serviços à população, sendo 325 do Estado e 50 da prefeitura. Entre os serviços e ações mais procurados, os atendimentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizaram mais de 500 acessos. Já os atendimentos realizados pelas unidades móveis do Homem e da Mulher, também da SES, somaram 237 consultas e exames, a exemplo de ultrassons, exames laboratoriais e de citologia oncótica.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou o agendamento e emissão de cerca de 220 documentos identidade (RG) e, também, realizou atendimentos por meio da Delegacia Itinerante, além de promover palestras de conscientização sobre crimes cibernéticos e divulgação da Delegacia de Proteção Animal e Crimes Ambientais.

Já a Secretaria de Estado da Administração (Sead) contabilizou mais de 150 atendimentos, sendo que os mais procurados foram os serviços rápidos e solicitação de segunda via de fatura da Deso; serviços rápidos e agendamentos para o Detran e emissão do Passe Livre Intermunicipal do Idosos, para pessoas acima dos 65 anos.

Atividades, palestras e orientações

Por meio de orientações, consultas, cadastramento e atualização cadastral do CAD Único; entrega de Cartões Mais Inclusão (CMais); escuta qualificada de crianças e roda de conversa; avaliações antropométricas; abordagem social de orientação sobre Direitos Humanos e exibição de filmes sobre o tema; exposição de arte e atividades lúdicas com crianças e adolescentes com deficiência, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) conseguiu alcançar 815 pessoas.

Já a Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo atendeu 80 pessoas por meio de orientações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, cadastramento de empregadores e trabalhadores, recrutamento ou encaminhamento para vagas ofertadas, orientações da Oficina de Currículos e dicas para entrevistas de emprego, cadastramentos de empreendimentos econômicos solidários e palestras sobre empreendedorismo.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas, Agrese, Jucese e ITPS, orientaram mais de 200 pessoas, com distribuição de cartilhas e folderes.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) levou aos propriaenses, Oficina de Prática a Atividade Física; aula da dança e queimada; Cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e Bioimpedância (DAE – Departamento de Alimentação Escolar), entre outras ações que alcançaram mais de 160 pessoas presentes no ‘Sergipe é aqui’. As ações incluem também as iniciativas da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), a exemplo da Oficina de Teatro Afeto e oitivas da Lei Paulo Gustavo.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), orientou 366 pessoas com a ação ‘Saneamento Expresso’, a partir da Unidade móvel de Educação Ambiental, um ônibus equipado com uma maquete interativa com os processos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além disso, a Deso realizou a distribuição de sete mil copos de água, dois mil gibis educativos e de 20 mudas frutíferas e nativas.

Políticas para mulheres

Além do público geral do ‘Sergipe é aqui’, que recebeu orientações sobre violência doméstica e sexual; a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) conseguiu alcançar diretamente 60 mulheres com palestras sobre educação e saúde, abordando temas como prevenção e primeiros socorros em acidentes domésticos; prevenção dos cânceres de pele, mama e colo do útero; dinâmica sobre o autoexame das mamas; prevenção da infecção pelo HPV; e aferição de sinais vitais e glicemia.

Já a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), atraiu 275 propriaenses com palestras socioeducativas e vivências esportivas. Enquanto a Superintendência da Juventude de Sergipe (Superjuv), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, ofereceu orientações a quase 150 jovens que passaram pelo ‘Sergipe é aqui’, em Propriá. Entre os serviços e ações, destacam-se o acesso à Identidade Jovem (ID Jovem), e o Mural ao Vivo, que valoriza a arte do grafite.

Ainda durante o governo itinerante, a Secretaria da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) orientou aproximadamente cem pessoas sobre o acesso ao Crédito Fundiário.

Foto: Arthuro Paganini

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