Aracaju, 9 de maio de 2024
Search

Nova subestação móvel da Energisa entra em operação

subestacao

A Energisa em Sergipe colocou em operação, no município de Nossa Senhora da Glória, a primeira Subestação Móvel da concessionária. Um investimento de R$9 milhões no equipamento que será um importante reforço ao sistema elétrico dos 63 municípios de atuação da concessionária.

A Subestação Móvel pode ser utilizada em atendimentos emergenciais e programados, permitindo que os trabalhos sejam realizados sem interrupção no fornecimento de energia. A Subestação Móvel é uma central de distribuição de energia montada em uma carreta para realizar manutenções preventivas, obras e atendimentos emergenciais nas 33 Subestações “fixas” da distribuidora espalhadas pelo estado.

“A subestação é um importante investimento para diminuir o tempo de interrupção no fornecimento de energia, pois pode ser deslocada até o ponto de falha, permitindo uma redução significativa no tempo de interrupção do fornecimento. Além disso, a subestação tem comunicação integrada com o Centro de Operações Integradas (COI) fornecendo informações em tempo real”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição, Thyago Tanouss.

Desligamento programado

Além da subestação móvel, a Energisa realiza manutenções preventivas na rede elétrica utilizando técnicas modernas para que os serviços sejam executados sem a necessidade de desligar a rede elétrica. Em algumas situações, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário. Para receber os avisos, os consumidores precisam manter os dados cadastrais atualizados.

Os avisos de desligamento programado com de antecedência de 72 horas a 5 dias úteis, a depender das características/perfil do cliente, utilizando vários meios de comunicação como: site da Energisa, avisos em rádios, divulgação local com carros de som, envio de SMS e, em alguns casos específicos, os avisos também ocorrem através de cartas e e-mails. Nos avisos, são informadas as regiões (bairros e ruas) que terão o fornecimento de energia interrompido, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto.

Para atualizar o cadastro, os consumidores podem acessar o Aplicativo Energisa ON, a Gisa no endereço www.gisa.energisa.com.br  escolhendo a opção 10, ou pelo site www.energisa.com.br.

Foto assessoria

Por Adriana Freitas

Leia também