Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

NPJ da Unit oferece serviço de conciliação de conflitos em Aracaju

WhatsApp Image 2023-03-20 at 15.27.20

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (Unit) mantém convênio de estágio curricular com a Justiça Federal em Sergipe (JFSE)

A conciliação judicial ocorre quando existe um pedido de solução do problema na justiça, assim, o próprio juiz ou um conciliador treinado têm a oportunidade de atuar de forma a possibilitar um acordo. Para isso, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (NPJ Unit) e o Poder Judiciário de Sergipe promovem, por meio de convênio, capacitação para que estudantes de Direito atuem na conciliação de conflitos.

A chefe de Divisão Operacional do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Carla Maria Franco, explica que esse método é mais fácil porque o conciliador não tem questões emocionais envolvidas na situação. Isso é essencial para que ele avalie a situação e proponha um acordo benéfico para ambas as partes.

“É uma oportunidade para que a classe universitária possa entender um conflito de uma maneira diferenciada. Não só buscando a resolução através de um litígio, mas buscando sempre a comunicação. Então, é uma vantagem para o judiciário porque a gente tá implantando uma política pública de conciliação e mediação e os alunos têm essa oportunidade de sair da Universidade com uma outra visão”, afirma.

A professora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Fernanda Oliveira Santos, conta que também passou por esse curso especializado e hoje atua na área. “Em 2017, fiz parte desse convênio como aluna. Foi uma experiência bem enriquecedora. Enquanto advogada não tinha esse acesso a informação ou essa formação voltada para a resolução alternativa de conflitos. E o curso me deu uma outra perspectiva de como aplicar o Direito e buscar a satisfação das partes”, destaca.

Para o estudante do curso de Direito, Luan Guimarães, a mediação é o caminho mais fácil para a resolução de conflitos. “Essa prática é uma inovação nos nossos direitos e deve ser mais explorada. Esse convênio que a Unit tem com o Tribunal de Justiça é bastante proveitoso não só para nós estudantes, mas para a sociedade em geral. Nós conseguimos celebrar diversos acordos sem estar sobrecarregando o judiciário com processos que podem ser resolvidos em uma conversa mediada”, ressalta.

O coordenador do NPJ, Jéffson Menezes, destaca que o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes mantém convênio de estágio curricular com a Justiça Federal em Sergipe (JFSE). “A previsão é que o próximo edital deve ser lançado em meados de junho a agosto, quando da formação da turma de estagiários em atuação desde 2022.2, e na Advocacia Geral da União, cujo edital é lançado semestralmente, sempre no início das aulas. Todos os editais são divulgados no site do NPJ”, pontua.

Asscom Unit

Leia também