Aracaju, 2 de maio de 2024
Search

Operação da Energisa com a Polícia Civil flagra furto de energia elétrica no Alto Sertão e Baixo São Francisco

Foto_combateaofurto

Inspeções em imóveis e estabelecimentos têm como propósito identificar irregularidades e ligações clandestinas no sistema de distribuição dessas cidades

A Energisa Sergipe e a Polícia Civil estão realizando uma operação especial de combate ao furto e fraude de energia nos municípios do Alto Sertão e Baixo São Francisco nos meses de setembro e outubro. A concessionária intensificou as inspeções com o intuito de identificar as ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia. Na lista dos locais inspecionados estão imóveis residenciais nas áreas urbanas e rurais, comércios e empresas de diferentes segmentos.

Quando ocorre a identificação da fraude, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a Energisa realiza a cobrança dos valores retroativos, referentes ao período da irregularidade, ou seja, o que a pessoa usou energia, mas não registrou e não pagou. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000/2021 da Aneel

Em três semanas de operação, foram realizadas mais de 4.400 inspeções e identificadas mais de 1.400 irregularidades, recuperando um total de 5 GWh, suficiente para abastecer o município de Nossa Senhora do Socorro durante um mês. O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Evandro Macedo, explica que essas inspeções fazem parte da atuação de rotina da Energisa, a fim de zelar pela segurança da comunidade e do sistema elétrico, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes.

“Além de ser um crime previsto no Código Penal Brasileiro, essas intervenções na rede elétrica colocam em risco a segurança da população, porque além de serem irregulares, geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico. Isso pode ocasionar um choque elétrico, morte e ainda deixar milhares de pessoas sem energia”, alerta Evandro.

Balanço

De janeiro a setembro de 2022, foram identificadas mais de 5.300 mil irregularidades e recuperado mais de 17 milhões de KWh de energia elétrica, o que seria suficiente para abastecer o município de Ribeirópolis por um ano.

Qualquer pessoa pode denunciar casos de ligações clandestinas ou adulteração nos medidores. Pelos canais de atendimento, a Energisa mantém uma equipe para acolher essas denúncias e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. A denúncia pode ser realizada pelo telefone 0800 079 0196.

Foto assessoria

Por Adriana Freitas

Leia também