Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Personalidades sergipanas tem espaço de exposição no Instituto Tobias Barreto

IMG_4372

 

O Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC) reúne um acervo de obras de personalidades sergipanas

Desde a sua fundação em 1997, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC), instituição mantida pela Universidade Tiradentes (Unit), reúne um acervo de obras de artistas sergipanos para fomentar a cultura e proporcionar um espaço para pesquisa no estado.

A bibliotecária do ITBEC, Alda Teresa  Nunes de Freitas, explica que o conteúdo do acervo permite que a sociedade sergipana e as novas gerações tenham acesso à informações históricas ou não, sobre o Estado, selecionadas pelo olhar crítico do fundador do Instituto, o doutor Luiz Antônio Barreto. Ele atuou nas áreas de educação, cultura, história, comunicação, literatura e folclore. Foi detentor de um acervo inestimável das obras de Tobias Barreto.

“Símbolo de sergipanidade, traz grande importância para o Instituto, na contribuição da literatura e da nossa cultura. O fundador do ITBEC, intelectual, historiador, folclorista, pesquisador das várias áreas do conhecimento, Luiz Antônio Barreto se interessou por grandes obras, notadamente, a de Tobias Barreto, patrono do Instituto. Seus estudos valorizou a cultura regional, produziu valiosos escritos, lançou as obras completas de Tobias Barreto e criou o Programa de Qualificação de Docentes (PQD), permitindo a graduação de professores do estado de Sergipe que levou o ensino médio a todos os municípios do estado”, comenta.

“Com certeza, o passado contribui para a identidade de uma sociedade. Hoje o ITBEC disponibiliza através do inventário, em andamento, oito mil e quarenta e três (8.043) livros e periódicos e cento e trinta e três (133) caixas contendo documentos de arquivo de personalidades sergipanas como, Paulo de Carvalho Neto, Tobias Barreto, e outros”, afirma.

O ITBEC também expõe um pequeno Memorial de Tobias Barreto, com publicações de sua autoria e réplicas de objetos pessoais. “As obras estão classificadas e catalogadas de acordo com os padrões biblioteconômicos, no sistema Pergamum, livros, periódicos e alguns documentos de arquivo. Os demais itens continuam no processo de triagem e tratamento técnico, visando compor o inventário geral do acervo”, explica.

Os visitantes podem apreciar obras históricas de algumas personalidades sergipanas, como da historiadora, professora e escritora sergipana, Maria Thetis Nunes; do engenheiro, geógrafo, escritor e historiador baiano, Armindo Guaraná; do antropólogo, Paulo de Carvalho Neto; do jornalista, Cândido Aragonês de Farias; do historiador e mestre em Ciências Sociais, Ibarê Dantas entre outros nomes de personalidades sergipanas.

“A coleta da documentação e arranjo estrutural do físico foi realizada pelo pesquisador e fundador do Instituto, Luiz Antônio Barreto. O arranjo foi intuitivo, à luz do entendimento do próprio fundador. Hoje, a organização do acervo encontra-se em inventariação através do gerenciador de Biblioteca , o Pergamum”, ressalta.

Funcionamento

O ITBEC está aberto para o público externo de segunda a sexta-feira das 08h às 11h50 e das 13h às 17h40. Os pesquisadores interessados em estudar obras do acervo podem conferir a disponibilidade pelo telefone: (79) 3218-2100.

Asscom Unit

Leia também