Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Prefeitura da Barra dos Coqueiros monitora praias após aparecimento de manchas de óleo no litoral

Handler

A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou neste sábado e domingo, 3 e 4, uma ação de monitoramento em todas as praias do litoral barracoqueirense visando identificar a presença de manchas de óleo.

Os novos vestígios de óleo surgiram em diversas praias de Sergipe no último dia 31 de agosto. Na Barra dos Coqueiros, as manchas foram identificadas no último sábado, 3. A partir do monitoramento, o Município identificou fragmentos de óleo em todo o litoral barracoqueirense, que possui 32 km de extensão. A situação foi comunicada aos demais órgãos de meio ambiente.

A Prefeitura da Barra dos Coqueiros orienta à população que, ao encontrar as manchas de óleo, notifique a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do telefone (79) 99950 0408, e evite manusear o material.

As ações de resposta ao aparecimento de fragmentos de óleo no estado serão definidas nesta segunda-feira, 5, em reunião com Administração Estadual do Meio Ambiente(Adema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Capitania dos Portos de Sergipe.

Prefeitura discute ações para limpeza de fragmentos de óleo nas praias

As ações de limpeza dos fragmentos de óleo que surgiram no último fim de semana nas praias da Barra dos Coqueiros foram discutidas nesta segunda-feira, 5, durante reunião na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe. Participaram do encontro, representantes da Prefeitura Municipal, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Capitania dos Portos de Sergipe, entre outros órgãos.

Durante a reunião, o secretário municipal Meio Ambiente, Edson Aparecido, apresentou um panorama da situação na Barra e alertou para a presença dos fragmentos de óleo toda extensão do litoral do município. “Fizemos uma monitoramento no fim de semana e, infelizmente, identificamos que há fragmentos de óleo em todas as nossas praias. Todo o nosso litoral, que possui 32 km de extensão, foi afetado e, por isso, precisamos alinhar não só as ações de limpeza, mas também o transporte e a destinação desse material”, destacou.

Ainda na ocasião, ficou definido que a Prefeitura da Barra dos Coqueiros montará um esquema especial para limpeza das praias e acionará, se necessário, o apoio dos demais órgãos e empresas envolvidos no enfrentamento à situação de emergência ambiental. “Vamos criar uma força tarefa dentro do município, tendo as nossas equipes a frente, para que as ações de limpeza sejam iniciadas o mais rápido possível e para que possamos manter as nossas praias limpas e atrativas para os barracoqueirenses e turistas”, explicou Edson Aparecido.

O secretário acrescentou ainda que o acesso às praias da Barra dos Coqueiros está liberado, mas orientou que a população evite contato com os fragmentos de óleo. “Ao encontrar essas manchas ou fragmentos de óleo, o cidadão não deve manusear ou pisar. O ideal é não ter contato com o produto e informar à Prefeitura Municipal sobre o material e a localidade em que foi encontrado”, aconselha.

Ainda não há informações sobre a origem do óleo, mas amostras do material foram recolhidas pela Capitania dos Portos e pela Adema. O produto será encaminhado para análise que apontará sua composição e, possivelmente, sua origem.

Além do Ibama/SE, Adema e Capitania dos Portos, participaram da reunião os seguintes órgãos: Defesa Civil do Estado, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Petrobras, Transpetro, VLI Terminal Marítimo Inácio Barbosa, Carmo Energy – Tecarmo Aracaju, Celse, assim como representantes dos demais municípios afetados pelas manchas de óleo.

Fonte e foto assessoria

Leia também