Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Tobias Barreto dá continuidade e cria novas parcerias

Foto - Arthuro Paganini

Em evento realizado no dia 01, em Tobias Barreto, o governador Belivaldo Chagas; além de entregar 76 Termos de Concessão de Área aos produtores irrigantes, regularizando a situação fundiária das famílias atendidas pelo Perímetro Irrigado da Jabiberi; também celebrou parcerias. Para melhorar o serviço de irrigação e assistência técnica, entregou duas obras e autorizou uma terceira, que são a continuidade do trabalho conjunto entre estes pequenos agropecuaristas e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) que administra o perímetro.

Belivaldo Chagas autorizou também a obra que se dará a partir de um Termo de Cooperação entre o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e a Cohidro, para a recuperação das estradas vicinais que interligam os lotes e prédios do perímetro Jabiberi. Antes, a mesma cooperação ocorreu em Canindé de São Francisco. Lá, as estradas do Perímetro Irrigado Califórnia receberam as máquinas do DER, melhorando o escoamento da produção agrícola. No caso do Jabiberi, as obras vão contribuir para a entrega do leite, produzido a partir do alimento plantado com a irrigação, ao laticínio.

Já na gestão do governador Belivaldo Chagas, a Cohidro propôs aos irrigantes do Jabiberi uma parceria em que forneceria máquina retroescavadeira e operador, enquanto eles custearam o combustível gasto para a escavação de reservatórios para acumulação de água com capacidade de 100m³. O plano foi bem-sucedido, limitando a distribuição a uma recarga diária para o produtor irrigar no período da noite. As melhorias passaram a  contribuir efetivamente para a economia de água e sustentabilidade do perímetro irrigado.

Na sexta-feira, foram entregues obras de revitalização do escritório do perímetro em que a Cohidro participou fornecendo os materiais de construção e mão de obra dos seus funcionários, enquanto que os produtores rurais contribuíram com outra parte da mão de obra. Prédio também usado pela associação destes irrigantes. Nesta mesma parceria, também foi possível a limpeza da vegetação que nasce à beira dos canais de irrigação do perímetros e o reparo de vazamentos no seu revestimento de concreto.

A partir de recursos do Estado para aquisição de tubulação, o governador Belivaldo Chagas ainda autorizou a realização da obra de duplicação de uma adutora do Jabiberi, aumentando a oferta de água para 10 produtores que hoje têm dificuldade para irrigar. Serviços que também contarão com a força de trabalho dos produtores beneficiados com a irrigação.

Foto – Arthuro Paganini.

Por Fernando Augusto

Leia também