Uma polêmica chamou a atenção no final da semana passada. É que uma lista constando os municípios sergipanos que tiveram o seu Fundo de Participação dos Municípios (FPM) incluiu a cidade de Itabaiana dentre eles.
Após uma avaliação direta por parte da secretaria de Finanças itabaianense, bem como a análise dos dados fornecidos pelo escritório de contabilidade pública que presta serviços a Itabaiana, constatou-se que o município serrano está adimplente com suas obrigações junto ao Tesouro Nacional e que, por isso, não deveria ter sido incluído na lista do bloqueio do FPM.
Diante desses fatos, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL) foi diretamente até a sede da Receita Federal em Aracaju para buscar esclarecimentos.
Na oportunidade, Adailton ouviu do corpo técnico da Receita que a inclusão de Itabaiana na lista de municípios com o FPM bloqueado se tratou de um equívoco, já que o município não possui nenhum tipo de restrição similar às que ocasionam o bloqueio dos recursos federais.
Desse modo, imediatamente e já na sexta-feira, 20, Itabaiana foi retirada da lista de bloqueio e recebeu os repasses federais normalmente.