Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

PMA e UFS certificam ambulantes para comercializar no Pré-Caju

phpThumb_generated_thumbnail

A Prefeitura de Aracaju, através da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), capacitou 93 vendedores ambulantes que participaram da oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos (8h) realizada nesta sexta-feira, 28, das 8h às 17h no auditório da Escola do Legislativo (Elese), situada na Praça Fausto Cardoso Centro.

Os ambulantes capacitados pela oficina foram selecionados para trabalhar no Pré-Caju 2022, por meio de sorteio eletrônico realizado pela Emsurb no dia 24 de outubro. Com a capacitação, eles estão regularizados, de acordo com a Vigilância Sanitária, para atuar no evento, uma vez que o conteúdo da oficina está direcionado à higienização e conservação dos produtos alimentícios e segurança alimentar.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ressalta a importância da parceria com a Emsurb e a UFS para a concretização de mais uma oficina destinada a qualificar os trabalhadores ambulantes da capital.

“Estes parceiros são fundamentais para a oferta desta capacitação que é tão necessária para a participação dos ambulantes no Pré-Caju, pois um evento como esse proporciona a oportunidade desses trabalhadores gerarem renda através da comercialização de seus produtos. Com o aprendizado adquirido nesta oficina, eles podem executar suas atividades com confiança e dentro do que é estabelecido pela Vigilância Sanitária, beneficiando o ambulante e o cliente que consumirá o produto com segurança”, enfatiza a presidente.

A instrutora da oficina e nutricionista, Ulhiana Menezes Barbosa faz parte do Departamento de Nutrição da UFS. Ela explica que a oficina tem o objetivo de ampliar, difundir e minimizar as dúvidas em relação à segurança e manipulação de alimentos para os vendedores ambulantes da Grande Aracaju. “O nosso foco é elucidar possíveis dúvidas sobre a prática da manipulação de alimentos para que assim eles consigam vender e obter maior sucesso em suas vendas”, afirma.

Ambulantes capacitados

Vitor Dantas tem 29 anos e é empresário do ramo alimentício. Ele possui uma hamburgueria e conta que, no Pré-Caju, vai montar um food truck.

“Essa oficina foi extremamente essencial para orientarmos os colaboradores que vão nos ajudar e nos ensinou sobre fazermos as divisões e as etapas como as pessoas que vão lidar com dinheiro, além da estrutura da produção de alimentos e do preparo”, relata Vitor, ressaltando que informação nunca é demais.

“Como é algo básico do nosso dia a dia, às vezes, as pessoas acham que sabem de tudo, mas coisas básicas se tornam complexas porque nunca paramos para pensar exatamente nos problemas que podem acontecer, como bactérias, e como podem trazer problemas para a vida das pessoas que estão consumindo o produto, comprando da gente. Então, é uma responsabilidade muito grande e a oficina trouxe informação pra gente”, conclui o empresário.

Caroline Santos, de 21 anos, é vendedora ambulante. Para ela, a capacitação é bastante relevante para todos que, assim como ela, atuam nesta área.

“Acho muito importante não só pra mim, mas para que todos os vendedores ambulantes adquiram conhecimento e tenham ótimas vendas. Sempre foi necessário, só que com esse retorno do Pré-Caju e depois de termos passado esses dois anos de pandemia, se tornou ainda mais”, frisa Caroline.

Foto: Ascom/Fundat

Leia também