Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

Premiação do IV Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe

IMG_8855

Vê o desabrochar da escrita de crianças e jovens do nosso município, estado e país quando pegam um papel ou tela em branco e começam preencher com palavras cheias de sentido e significância, traduzindo a visão do mundo interior e exterior, é acreditar que o amanhã ainda poderá ser melhor, porque através da escrita é possível expressar uma análise do campo real da nossa sociedade. Dominar a palavra é um dom que precisa ser lapidado a cada instante.

Essa lapidação começa a ser feita desde o embrião do texto ainda em pensamento, mas é com a concretização desse, ou seja, com o ato de escrever que aquilo, outrora impossível, passa a ser materializado. A materialização de um sonho só é possível quando conseguimos visualizá-la diante das nossas lentes.

É nesse caminho que a comissão organizadora do Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe realizou na manhã da última sexta-feira, 25/11/2022, a cerimônia de premiação da IV edição do certame.

O Concurso é uma idealização dos monte-alegrenses Carlos Alexandre, Izaque Vieira, Márcia Fernanda e Marcos Antônio. Eles, em 2015, realizaram o I Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados e decidiram que nos anos pares (2016, 2018, 2020 e 2022) haveria o Concurso Literário e nos ímpares o Encontro de Escritores (2015,2017, 2019 e 2021).

Esta edição foi abraçada por 81escritores e escritoras que enviaram seus textos para a apreciação da Comissão Julgadora. Dentre as 81 inscrições, 57 foram de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas do nosso país.

No dia em que Monte Alegre de Sergipe completou 69 anos de Emancipação Política, foi divulgado o nome dos (as) ganhadores (as) dessa edição:

ESCRITORES (AS) VETERANOS (AS)

Conto:

1º – Alex Xela Lima – Menino Precoce – Luizinho na feira – Paulo Afonso-BA.

2º – Consuelo Pagani Vieira Machado – Ave Altaneira – O milagre do lenço branco – Vitória-ES.

3º – Fagner Araújo Costa – Fogaréu – A abelha colmeplanista – Aracaju-SE.

Crônica:

1º – José Barros dos Anjos – JB – As mães da “Fausto” – Santa Rosa de Lima-SE.

2º – William Wollinger Brenuvida – Caronte – Tape Arandu: resistência indígena – Governador Celso Ramos-SC.

3º – Hélio de Souza Oliveira – Pássaro Feliz – Solidão Jamais – Aracaju-SE.

Poema:

1º – Felipe Santos da Silva – Marajá – Anatomia literária – Palmeira dos Índios – AL.

2º – Marcelo de Jesus Moura – Marcello Moura – Língua – Nossa Senhora da Glória – SE.

3º – Solange da Gama Pinheiro – Sol Pinheiro – O menino abelha – Cristinápolis-SE.

ESCRITORES (AS) INICIANTES (Voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio)

Conto:

1º – Maria Eloísa de Sá – Eloisia – A obra e os olhares – Monte Alegre de Sergipe – SE.

2º – Natanael de Santos Silva – Natanael Santos – A raposa e a cobra – Santa Brígida -BA.

3º – Kauanny Souza Martins – Kauanny Martins – O Ex-mendigo – Santa Brígida -BA.

Crônica:

1º – Laura Maria Nascimento Melo – Laura Maria – A alegria do parque – Monte Alegre de Sergipe – SE.

2º – Julia da Silva Santana – Julia – O tempo não atrasa, mas nos deixa atrasados – Monte Alegre de Sergipe – SE.

3º – Estephany Silva Lima – Estephany – Nostalgia – Monte Alegre de Sergipe – SE.

Poema:

1º – Adriano Pereira Gravatá – Gravatá – Meu Reflexo – Monte Alegre de Sergipe-SE.

2º – Maria Clara Silva Rezende – Clarinha – Lampião e Maria Bonita – Povoado Caraíbas – Canhoba-SE.

3º – Priscila Lopes da Silva – Priscila Lopes – Chama Indígena – Santa Brígida -BA.

As produções foram julgadas por pessoas competentes e que têm uma relação com cada gênero analisado. Elas fazem parte do meio acadêmico e literário, são elas: Alberto Roiphe, Ana Maria Leal Cardoso, Betânia Maria de Andrade Ferreira, Christina Ramalho, Claudefranklin Monteiro Santos, Daynara Lorena Aragão Côrtes, Éverton Santos, Francisco Diemerson de Sousa Pereira e Jeferson Rodrigues dos Santos.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Luiz Antônio Gomes dos Santos, do secretário geral José Luciano Lino, dos vereadores Cicero Geonilton Santos Santana e Robson Soares Santos, do escritor José Nunes de Santana, do ex-vereador Acrísio Pereira,  do vice-presidente e acadêmico da Academia Gloriense de Letras Lucas Lamonier e Marcelo Moura, respectivamente, do membro da Academia Literária do Alto Sertão Sergipano, Ronaldo, dos professores Martha Daniely e Wagner Canuto e dos membros da oficina “Manhã Literária” de Santa Brígida-BA.

A concretização de mais uma edição deve-se ao apoio dos (as) escritores (as), Comissão Avaliadora, professores (as), estudantes, equipe diretiva, ou seja, a cada um (a) que abraçou o projeto. Agradecemos ao presidente da Câmara Municipal, Sérgio Gois, por disponibilizar o espaço para o evento e à prefeita Marinez Silva Pereira Lino por contribuir a premiação dos ganhadores. A Comissão Organizadora sente-se honrada com a participação e apoio de todos e convida-os (as) a participarem da Antologia do V Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados a ser lançada no dia 25/11/2023.

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Membro da Comissão Organizadora

Leia também