Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Profissionais  do Samu Sergipe participam de curso sobre atendimento pré-hospitalar

8fb6aa36-4762-4cd1-b36a-f45143545e7a (1)

Ao todo, 630 profissionais, entre médicos, enfermeiros, condutores emergencistas e técnicos de enfermagem serão capacitados até o mês de dezembro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza o curso Advanced Medical Life Support – AMLS com foco em Atendimento Pré-Hospitalar em Emergências Clínicas. A capacitação acontece na sede da Fundação, e visa qualificar médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente do Samu 192 Sergipe, para um melhor atendimento da população.

A coordenadora técnico assistencial do Samu 192 Sergipe, Maria Lúcia Santos, explicou que o curso, que está na sua 3ª edição, foi pensado de forma estratégica, sendo sua oferta pioneira para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Neste curso ocorre uma capacitação de médicos e enfermeiros que pleiteiam a certificação internacional da Associação Nacional dos Técnicos em Emergências Médicas (NAEMT). Eles almejam melhorar a qualidade da assistência e dar fluidez na investigação diagnóstica de emergências clínicas que acontecem de forma rotineira em seu dia a dia de atuação”, explicou Maria Lúcia.

De acordo com a coordenadora, o curso é planejado para que haja total adesão dos profissionais do Samu 192 Sergipe, e por isso a capacitação foi ofertada em nove turmas com a participação de 24 profissionais por turma. Maria Lúcia ressalta que 630 profissionais, entre médicos, enfermeiros, condutores emergencistas e técnicos de enfermagem serão capacitados até o mês de dezembro, além do curso AMLS, nos cursos PHTLS e TEAM.

“O AMLS é um curso de imersão, que exige muito do profissional, mas com um resultado fantástico. Todos, enfermeiros e médicos, treinando em conjunto as práticas para atendimento diário, agregando atualizações, conhecimentos e ampliando o olhar dos profissionais de saúde para uma assistência qualificada”, destacou.

Capacitação

A assessora técnica do Samu 192 Sergipe, Cíntia Guerra, explicou que o curso sobre  emergências clínicas no ambiente pré-hospitalar é muito importante, pois é  o tipo de atendimento mais prevalente para as equipes do Samu. Ela observa que o curso aborda uma gama de situações, tais como:  emergências respiratórias, cardiológicas,  endócrinas, metabólicas, infecciosas, estados de choque, entre outras, em aulas teóricas e estações práticas com simulações realísticas.

“É importante identificar pacientes potencialmente graves e embasar a tomada de decisão desses profissionais frente às alterações clínicas. O profissional do Samu deve realizar todas as etapas do atendimento de forma sistematizada, passando desde a avaliação inicial, coleta de história clínica, dados vitais e exame físico, refinar prováveis diagnósticos, ofertar tratamento e prever necessidade  de transferência para o paciente”, explica.

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, o curso oferta ações de treinamento e capacitação profissional para um serviço prioritário para a sociedade, proporcionando segurança para o profissional e o paciente. “Muitos anos de vida serão poupados quando assumimos a responsabilidade de nos atualizarmos com capacitações tão importantes, com protocolos internacionais voltados às urgências clínicas e traumáticas”, ressalta.

A Enfermeira Erika Junqueira de Alencar, participante do evento, afirmou que o curso oferece uma oportunidade ímpar para a qualificação do profissional, contribuindo para sua prática cada vez mais assertiva e atualizada.  “Quem ganha é a população que terá um atendimento mais eficaz e de excelência”, comentou a profissional de saúde.

Foto e Texto: Nucom/Funesa

Leia também