Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Saúde de Aracaju orienta a população sobre o controle de caramujos

phpThumb_generated_thumbnail

Com as chuvas e consequente aumento da umidade do solo, há uma maior proliferação de caramujos na capital. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta a população sobre a necessidade de alguns cuidados a serem tomados para controle desses vetores.

O caramujo africano (Achatina fulica) se reproduz em massa, mas não transmite a esquistossomose. Porém, quando infectado por parasitas,pode transmitir doenças como a meningite eosinofílica, que causa cegueira, paralisia, dores de cabeça fortes e constantes, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. Já o caramujo (gênero Biomphalaria), de tamanho menor que o africano e encontrado em ambientes de água doce, transmite Schistosoma mansoni.

“As equipes visitam residências, praças e terrenos baldios, mas o trabalho é diferenciado em cada um desses locais. Nos espaços públicos, a atuação do CCZ é de identificação e o recolhimento é feito pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Nas residências, o molusco pode ser coletado manualmente, mas é preciso proteger as mãos com luvas ou saco plástico para evitar o contato com a pele”, explica a gerente do CCZ, Marina Sena.

Ainda segundo Marina, após o recolhimento, o ideal é colocar o caramujo em um depósito onde possa ser incinerado, como latas ou tonéis, para depois ser descartado. “Em seguida, é bom martelar o casco, porque a umidade nem sempre deixa o fogo chegar na lesma. Além disso, a concha pode servir de depósito para as larvas do mosquito da dengue. Outra opção é realizar uma maceração do casco, sendo recomendável colocar cal e enterrar”, orienta a coordenadora.

Além dos cuidados em quintais com solo excessivamente úmido, e do correto procedimento para coleta e extermínio de caramujos, a população também deve prestar atenção em rios e lagos. Caso haja presença de caramujos nesses locais, a orientação é evitar entrar em contato com a água. Para denunciar o aparecimento de moluscos, basta entrar em contato com o CCZ.

Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizado no Centro Administrativo do bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. Qualquer contato pode ser realizado através dos telefones: (79) 3179-3528 e 3179-3565.

Foto: Ascom/SMS

Leia também