Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Sergipe é aqui será realizado em Porto da Folha na próxima sexta

c11f0712c08f50fe4d12c05d0b12bd12

Em Porto da Folha, os serviços serão ofertados no Centro de Excelência Governador Lourival Batista por mais de 20 secretarias e órgãos do Estado

A próxima edição do ‘Sergipe é aqui’ será realizada nesta sexta-feira, 14, em Porto da Folha, no alto sertão sergipano. Em sua terceira edição, a ação levará a estrutura administrativa das secretarias e órgãos do Governo de Sergipe à população do município. Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) reuniu representantes das secretarias e órgãos envolvidos na iniciativa para alinhar os últimos detalhes da ação.

Segundo o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araujo Filho, o Estado tem se empenhado para, a cada edição, ofertar um melhor serviço à população dos municípios sergipanos.  “O governador Fábio Mitidieri tem um carinho especial pelo Sergipe é aqui, que tem o objetivo de aproximar, cada vez mais, o Governo do Estado e suas ações da população sergipana. As últimas edições foram um sucesso e, a cada edição, a gente vai melhorando para prestar um serviço de melhor qualidade para a população”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo da Casa Civil, André Clementino, no município do alto sertão o atendimento à população será iniciado a partir das 8h. “A gente estima que, em Porto da Folha, aproximadamente 4 mil atendimentos sejam realizados. Atualmente, os serviços mais procurados são os da saúde, especialmente do homem e da mulher, e a emissão de RG, que estarão presentes também nesta edição” , informou André Clementino.

Representando o município de Porto da Folha, o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Júnior de Manezinho, explicou que os porto-folhenses estão animados para receber o programa. “O município ganha muito com isso e agradece ao Estado por essa parceria, não só com os serviços, como a capacitação dos servidores do município, que serão orientados pela equipe da Saúde e por outras equipes para o atendimento. O atendimento a toda população é muito importante e aproxima a sociedade dos órgãos do Governo do Estado, principalmente por Porto da Folha ser uma cidade distante da capital, são 190 km de distância. A expectativa está muito alta, muita gente já está nos procurando e perguntando sobre o acesso”, detalhou.

Serviços

Em Porto da Folha, os serviços serão ofertados no Centro de Excelência Governador Lourival Batista por mais de 20 secretarias e órgãos do Estado. Serão mais de 150 serviços ofertados. A iniciativa conta também com o apoio da Prefeitura de Porto da Folha.

Entre os serviços e ações mais aguardados, estão os atendimentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, assim como as consultas e exames ofertados pelas unidades móveis do Homem e da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O médico e referência técnica do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, lembrou que nesta edição, o Estado terá um olhar ainda mais diferenciado quanto à oferta de serviços, já que Porto da Folha possui uma diversidade grande na sua população e todos os públicos devem ser contemplados. “A gente utiliza estratégias para atrair os mais diversos públicos, convidamos as pessoas e explicamos sobre as facilidades dos testes. Por exemplo, já conversei com a liderança indígena e vou conversar com a liderança quilombola para que eles também participem das ações”, esclareceu.

Para Almir Santana o Sergipe é aqui tem alcançado bons resultados. “O Programa está permitindo esse contato direto com a população e, no nosso caso, embora eles tenham os testes nos municípios, porque hoje todo município têm os testes rápidos, mas muitas vezes as pessoas não se motivam a procurar, porém no Sergipe é aqui a população já está lá por outros serviços e termina se motivando a realizar os testes, o que facilita o acesso”, completou.

Mais ações

A Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio da Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv) ofertará, entre outros serviços, a confecção do ID Jovem. Já a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), reunirá gestores municipais de culturas da região para debater melhorias para o setor e esclarecer sobre as oitivas da Lei Paulo Gustavo. A Seduc também realizará cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), e emissão de documentos escolares.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) oferecerá serviços como emissão de certidões negativas da Justiça Federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral; emissão de extrato previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS e de CPF. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibilizará agendamentos para diversos serviços, assim como emitirá Autorizações de Transferência de Propriedade Eletrônica (ATPVEs); renovação da carteira de motorista; emissão de licenciamento, dentre outros.

Vivências esportivas e oficinas de prática de atividade física serão organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Enquanto que a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas, Emdagro e Coderse, entregarão títulos de terra e promoverão oficinas educativas.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) atuará com serviços a exemplo de – religação de água; emissão de segunda via de fatura e negociação de débitos. Já a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) ofertará avaliação antropométrica; cadastramento, consulta e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); emissão do cartão Cmais e palestras.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizará serviços de confecção de carteira de identidade, e ações informativas, com a presença de Delegacia Itinerante, outras ações da Polícia Civil, assim como orientações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE) e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) ofertará, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), direcionamentos sobre os direitos do consumidor e aberturas de reclamações. Já a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) promoverá palestras e orientações voltadas ao combate à violência contra a mulher, entre outros atendimentos.

Por sua vez, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas, Fapitec, Sergás e Sergipetec, atuarão com ações educativas e informativas ao público presente.  O Banese e o Banese Card também estarão presentes na ação, com a oferta de serviços diversos.

Foto: Arthuro Paganini

Leia também