A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que houve um aumento do número de casos de covid-19 nas últimas três semanas. No momento, a média é de sete casos por dia, o que antes vinha sendo de dois diariamente. Por conta disso, Mesmo após o fim da emergência sanitária, a Prefeitura da capital sergipana segue monitorando os casos e enfatiza a necessidade de manter o esquema vacinal completo contra a doença.
“Embora o número de mortes e internamentos apresente uma queda de crescimento, e o número de casos vem há três semanas apresentando um discreto aumento. O que chama mais atenção deste monitoramento é que os pacientes que precisam de internamento por covid estão chegando com a vacina atrasada, o que colabora para a hospitalização. A imunização se mostrou como a ferramenta mais importante para o controle de casos, diminuição de internamentos e óbitos por causa da doença. É importante lembrar sempre da importância de completar o esquema vacinal”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante.
Dados da vacinação
Em Aracaju, até o momento, 605.049 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e outras 560.528, a segunda dose. Continua em baixa o reforço da bivalente, com o percentual de apenas 25%. O imunizante está disponível para todas as pessoas a partir dos 12 anos de idade, também pode ser aplicado em usuários que já receberam, pelo menos, duas doses, com intervalo de quatro meses da última. O alerta sobre a necessidade de completar o esquema vacinal permanece válido.