Aracaju, 9 de maio de 2024
Search

Técnicos da Emdagro discute projeto de citricultura aprovado pelo BNB

30ddb120fc2cc5b6acb0980d33d8c2eb

Governo do Estado, por meio da empresa, vai oferecer suporte técnico especializado para metodologia a ser empregada nos eventos de campo

Técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), participaram de reunião para consolidação do Projeto Resgate da Citricultura Sustentável no Território Sul Sergipano. O encontro ocorreu no município de Indiaroba, no sul do estado, na última quinta-feira, 26.

O projeto, que foi contemplado com recursos do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundeci), visa um maior controle da infestação de pragas na cultura da laranja nos pomares de 60 produtores localizados em municípios como Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Umbaúba, Cristinápolis e Tomar do Geru.

A técnica da Emdagro Maria Cleusa participou das discussões, juntamente com os membros do Grupo Gestor Territorial (CGT) do Plano de Ação Territorial do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste e da Cooperafir. Também participaram o prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, além de secretários, técnicos e citricultores do município e também de Cristinápolis, Tomar do Geru e Umbaúba.

Fortalecimento da citricultura

De acordo com Maria Cleusa, na execução do projeto serão realizados diagnósticos participativos nas áreas produtivas para a identificação das tecnologias que mais se adequam à realidade local, sempre com foco em práticas de manejo sustentáveis, para restabelecimento do equilíbrio ecológico, visando o resgate da tradição do cultivo da laranja.

Como consequência das ações integradas para controle de pragas, ela disse que é esperado um aumento significativo da produtividade, fortalecendo o desenvolvimento da cultura na região, com resultados econômicos satisfatórios.

Segundo Maria Cleusa, tais resultados só serão conseguidos com o empenho, união e colaboração de todos os parceiros do projeto. “A Emdagro vai oferecer suporte técnico especializado para metodologia a ser empregada nos eventos de campo programados, bem como apoio nas organizações dessas metodologias”, esclareceu.

Participaram também da reunião o responsável pelo programa Agente de Desenvolvimento, da agência do BNB em Estância, Djalma Cardoso de Lima Neto; o gerente executivo estadual da Superintendência do BNB/SE, Lenin Falcão; e o presidente da Cooperafir, Marcos Paulo Pereira dos Santos.

Fonte e foto assessoria Emdagro

Leia também