Os contratos de trabalho dos colaboradores na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Laranjeiras (SE), podem ser suspensos por 90 dias, conforme proposta da Unigel para o sindicado da categoria.
Na nota, a empresa diz que “a medida se faz necessária em função da discrepância entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada, e o preço dos produtos fabricados na Unigel Agro SE, fator que vem afetando diretamente a competitividade do negócio’’.
O grupo Unigel arrendou e reativou a unidade em abril de 2021, após um período de hibernação iniciado em 2019.
Em Sergipe, a empresa tem cerca de 500 empregados e capacidade para produzir 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio por ano.
Posicionamento da Unigel
A Unigel informa que, em reunião junto ao Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE), foi feita uma proposta de suspensão temporária dos contratos de trabalho de seus colaboradores na unidade de fertilizantes nitrogenados em Laranjeiras (SE). Na proposta, o efeito pretendido se daria a partir de 1º de junho se estendendo por um período de 90 dias.
A medida se faz necessária em função da discrepância entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada, e o preço dos produtos fabricados na Unigel Agro SE, fator que vem afetando diretamente a competitividade do negócio.
A Unigel reitera que tem empenhado esforços para manter a produção de fertilizantes nitrogenados, estabelecendo diálogos com autoridades públicas e negociando condições com os principais fornecedores de gás.
