Aracaju, 11 de maio de 2024
Search

Verão Sergipe em Ponta dos Mangues registra baixo número de ocorrências

slide_c0987713e19992cc2b7606b155a16617

Realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro, evento foi considerado tranqüilo

O sucesso da programação do Verão Sergipe em Ponta dos Mangues, Pacatuba, se confirma pelo baixo índice de ocorrências de saúde e de segurança. O evento, que foi realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro, teve menos de 20 atendimentos de saúde registrados, e nenhuma ocorrência de segurança no local. O clima de tranquilidade prevaleceu ao longo do fim de semana, atraindo visitantes de vários cantos de Sergipe.

De acordo com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), poucas ocorrências foram registradas pelas equipes de plantão. No dia 19, nove atendimentos foram realizados no posto médico, sendo oito clínicos e um trauma. Não houve registro de remoções. No dia 20, pelo dia, foram quatro atendimentos na arena esportiva, sendo dois clínicos e um trauma. Também não houve remoções. Já no dia 20 pela noite, o posto médico atendeu quatro ocorrências, todas clínicas. No dia 21, na arena esportiva, foram dois atendimentos, ambos clínicos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o posto médico em Ponta dos Mangues foi composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização. O local ficou  guarnecido por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, apoiadores da gestão e condutores. Além disso, a Unidade de Suporte Avançado (USA) e a viatura tipo A, articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram no evento para atender possíveis ocorrências.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também registrou poucas ocorrências durante a programação. Não houve incidência no local. Já na Delegacia Virtual foram apresentados dois boletins de ocorrência, por furto e ameaça. Quanto ao posto da Polícia Civil, não foram realizadas prisões.

Para garantir a segurança e a tranquilidade de sergipanos e turistas no Verão Sergipe, a Polícia Militar e as forças de segurança do estado estabeleceram um planejamento operacional estratégico. Nos dias de maior movimentação, com atividades esportivas e shows, o efetivo da corporação alcançou 180 policiais, além de 30 viaturas. A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), que é a unidade da área do evento, e as unidades especializadas, se juntaram ao efetivo, assim como o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPati), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Cavalaria.

Quanto aos dados do Corpo de Bombeiros, 17 atendimentos foram realizados. Além deles, foram registradas 498 prevenções e orientações, totalizando 515 ações. Ao longo do fim de semana, os bombeiros acompanharam as atividades tanto na área de shows quanto na arena esportiva, observando a movimentação dos atletas em terra e na água.

Canindé

Na próxima sexta-feira, 26, sobem ao palco do Verão Sergipe, em Canindé de São Francisco, Bruninho Top7, Matheus Fernandes, Iguinho e Lulinha e Dan Chicleteiro. No sábado, dia 27, as atrações são MariaMilena, Luiza Martins, Vitor Fernandes e Naurêa. Nos dias 27 e 28, haverá também a programação esportiva, que acontece na Arena Play Esportes e às margens do rio São Francisco.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, além da Deso.

Foto: Erick O’Hara

Leia também