Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Vereador Artur do PT defende a inclusão das catadoras de mangabas no Mão Amiga

0c4b11e7-4a54-4129-af89-313d6c9f30ce

Estância: vereador Artur do PT defende a inclusão das catadoras de mangabas no Mão Amiga

Uma das prioridades elencadas pelo mandato do vereador Artur Oliveira (PT) tem sido a defesa de políticas públicas que beneficiem o trabalhador e a trabalhadora. O petista apresentou na sessão ordinária da última quarta-feira (30/3) um requerimento ao governo do Estado no qual sugere que seja feito um estudo de viabilidade que possa o Programa Mão Amiga, também, abraçar as catadoras de mangabas das duas associações de Estância, ambas na região litorânea (Saco e Abais), uma no Povoado Manoel Dias e a outra no Povoado Riboleirinha.

O vereador ressalta que essas trabalhadoras são sazonais, enfrentam grande dificuldade no período da entressafra quando a mangaba fica ainda mais escassa.

“Mais uma vez insistimos com esse requerimento solicitando ao governo do Estado a inclusão das catadoras de mangabas no Programa Mão Amiga. Existem na Região Litorânea de Estância várias trabalhadoras que laboram na colheita de mangabas. Em nome dessas trabalhadoras, precisamente, dos povoados Manoel Dias e Riboleirinha, defendemos, sim, serem inclusas no Programa Mão Amiga, programa criado em 2009 pelo eterno governador Marcelo Déda”, espelhou o edil.

Em 2018 o parlamentou encaminhou um requerimento ao governo do Estado com essa mesma solicitação, de acordo com o proponente, até agora, quatro anos após, não foi dada atenção. A princípio o Mão Amiga contemplou trabalhadores dos sítios de laranjas, também os trabalhadores do Pró-Sertão Bacia Leiteira.

“Sabe-se da labuta dessas mulheres na defesa do sustento da família, saem de casa ao amanhecer e só retornam ao entardecer na busca pelo fruto. E no período da entressafra a dificuldade é ampliada”, grifou.

Aprovado por unanimidade pelos Pares da Casa, o requerimento Nº20/2022 foi encaminhado ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, através da Secretaria do Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH), para que viabilize todos os estudos técnicos e sociais necessários para a inclusão no rol de pequenas produtoras rurais beneficiários do Programa Mão Amiga, as catadoras de mangaba, enquanto forma de valorização e preservação de uma das cadeias produtivas símbolo de Sergipe.

Foto assessoria

Por: Genílson Máximo

Leia também