Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Dia 27 de Setembro é momento de evidenciar o papel do turismo

MATÉRIA _ Dia 27 de Setembro é momento de evidenciar o papel do turismo na sociedade 1

Nesta data, são celebrados o Dia do Turismólogo e o Dia Mundial do Turismo, cujo tema deste ano é “Turismo e Investimentos Verdes”

A Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo, com o intuito de promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, os países membros da Organização escolhem um tema a ser debatido internacionalmente. Em 2023, mais especificamente nesta quarta-feira, 27, está em discussão o ‘Turismo e Investimentos Verdes’, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.

Inicialmente, é preciso explicar a razão que levou à criação do Dia Mundial do Turismo. A data, 27 de setembro, foi instituída em 1980, em comemoração a uma década da adoção dos Estatutos da OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas. “Celebrar e debater o turismo é importante. Ele é necessário para a conservação de espaços e monumentos históricos, para ampliar os horizontes culturais, com destaque para as artes, a gastronomia, os saberes e fazeres de um povo. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e para a geração de empregos e renda, que é o principal objetivo do atual Governo de Sergipe”, ressalta o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Inclusive, em celebração a essa data tão importante, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participa da Abav Expo 2023, que acontece entre os dias 27 e 29 deste mês, no Riocentro, no Rio de Janeiro. “Estamos participando da 50ª edição da maior feira de turismo da América Latina, com previsão de público de 35 mil pessoas visitando o evento nesses três dias. E nós vamos apresentar um estande com 100 metros quadrados, personalizado e altamente tecnológico para divulgar nossos atrativos turísticos e mostrar nossa sergipanidade. Sergipe ‘tá que tá’, e por isso vai surpreender muito os visitantes da feira”, assegura o secretário.

Sustentabilidade

Diante do tema estimulado este ano para o Dia Mundial do Turismo, a OMT explica que são necessários mais investimentos direcionados às pessoas, ao planeta e à prosperidade. Para tanto, a Organização salienta a importância de convergir para metas de sustentabilidade, encontrando soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento econômico e a produtividade.

Nesse sentido, a OMT aponta que é imprescindível investir em educação e competências que beneficiem as pessoas, além de incidir em infraestruturas sustentáveis e acelerar a transformação ecológica do planeta. Sobre a prosperidade, o objetivo deve ser promover inovação, tecnologia e empreendedorismo. Esse é um apelo feito à comunidade internacional, aos governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo.

Dia do Turismólogo

O turismólogo é o profissional que se formou em curso superior de Turismo e que tem como responsabilidade elaborar soluções para a atividade turística nas diversas ramificações. Diante da importância desse profissional, o Dia do Turismólogo também é comemorado em 27 de setembro simultaneamente ao Dia Mundial do Turismo. O objetivo de criar a data comemorativa é lembrar a sociedade da importância desse profissional para o desenvolvimento do setor turístico.

Para o turismólogo e professor universitário Joab Almeida, o Dia Mundial do Turismo é necessário para lembrar das tantas transformações em todos os territórios sergipanos, assim como os investimentos que tentam equilibrar, possibilitar retorno financeiro e promover o impacto ambiental positivo. “É claro que nós temos muito a avançar na qualificação dos serviços e na diversificação das ofertas. Mas essa data é para celebrar o quanto já avançamos até aqui e do quanto esses avanços dependeram de profissionais dedicados em todos os campos de produção da atividade turística, de modo especial os turismólogos, que também celebram a profissão neste dia. Parabéns a vocês pela dedicação, empenho e amor por essa atividade que faz todas as transformações acontecerem”, enfatiza.

A turismóloga Raquel Melo é assessora técnica em turismo da Setur há 12 anos. Ela explica que, inicialmente, escolheu essa profissão pelo ineditismo do curso de Turismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de ser uma área pela qual sempre sentiu atração profissional, e também por acreditar na vocação e no potencial turístico que Sergipe possui.

Para Raquel, a profissão é muito ampla e está em constante transformação. Ela observa, porém, que é uma atividade incompreendida por causa da falta de informação a respeito dela, diferentemente de outras profissões consideradas como ‘padrão’. “Posso dizer, inclusive, que as pessoas não se preocupam ou pensam sobre quando procurar os serviços de um turismólogo ou até mesmo se vão precisar deles. Mas afirmo, no entanto, o quanto nossa profissão é importante e o quanto contribui para a sociedade”, ressalta a funcionária pública.

Raquel explica ainda que o turismólogo está preparado para fazer uso eficiente de todas as funções administrativas, bem como de habilidades técnicas e gerenciais para desenvolver e atuar em produtos, serviços e processos que satisfaçam as necessidades e os desejos dos turistas. “O turismólogo maximiza os efeitos positivos e minimiza os impactos negativos da atividade para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico”, avalia.

O professor universitário Dênio Azevedo, por sua vez, considera o turismólogo um profissional multifacetado, extremamente capacitado e que tem relevância significativa, principalmente no planejamento e na gestão do turismo na sociedade. Mas, segundo ele, infelizmente ainda é uma profissão desconhecida pela população. “A sociedade não tem ideia da importância de um bacharel em Turismo, pois é um curso de graduação muito complexo por ser multidisciplinar”, apontou.

De acordo com o professor, a graduação em Turismo tem vários elementos que são componentes curriculares, tanto obrigatórios, quanto optativos, que perpassam as áreas de Administração, Economia, Estatística, Geografia, História, Antropologia e Sociologia. Desse modo, ele explica que o Turismo dialoga com essas outras áreas do saber. “O turismólogo é um profissional que precisa ser conhecido, respeitado e valorizado pela sociedade como um todo, porque ele tem um peso de transformação

Foto assessoria

Por Laudicéia Fernandes Alves

Leia também